sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ouro e Prata, não tenho...

Amados, a Paz do Senhor!
Alguém já ouviu a frase acima? Ela é atribuída numa música erudita à Pedro e João, quando estes estavam à porta Formosa do Templo. A passagem real está no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 3, verso 6, na Bíblia Sagrada: "E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda."(ACRF).
O que me chama a atenção neste texto é o fato deles não terem ouro nem prata, mas terem algo que poderia ser mais interessante ao interlocutor do que o dinheiro. No caso, o interlocutor é um pedinte, que paralítico de nascença, pedia esmolas à porta do templo, como ocorre em muitas cidades do interior, nas quais os pedintes ficam à porta de igrejas, apelando para a boa vontade dos fiéis, em busca de um donativo. Sem entrar no mérito da questão, vejo que sem ouro ou prata, os apóstolos possuíam um "bem maior" para oferecer ao pedinte; muito mais que um óbulo, que quando muito o ajudaria a comprar o almoço, recebeu a cura de sua enfermidade, o que, possibilitando-o para o trabalho, o faria prosperar por seus próprios meios e garantiria seu sustento.
Tenho visto os pregadores eletrônicos do conforto do meu lar. Eles pregam o mesmo Deus que eu prego. Tenho visto e ouvido seus programas de TV e rádio. E sei de suas campanhas de semeadores, ajudadores, atalaias, ou o nome que se queira dar para aqueles que, para além de seus dízimos e ofertas, contribuem especificamente para a manutenção dos ministérios eletrônicos. Claro, temos mais é que ajudar mesmo. O Evangelho do Reino deve ser pregado a tempo e fora de tempo. O que me chama a atenção é que aqueles que contribuem, dão seu testemunho. E o seu testemunho é sobre prosperidade. Eles deram dinheiro e recebem mais dinheiro. Quem sou eu pra duvidar, deve ser assim mesmo. Vez por outra, percebemos uma certa arrogância em quem testemunha, como se fosse obrigação do Altíssimo o abençoar porque ele abençoou a obra, mas isto é assunto para outro post...
O paralítico de nascença que foi abençoado à porta do Templo, saiu glorificando e saltando dentro do Templo e todos ficaram assombrados, pois o conheciam de ficar na porta pedindo esmolas, o homem tinha mais de quarenta anos, enfim: o homem deu testemunho do milagre que se operara em sua vida.
Fazendo a ponte hermenêutica, fico pensando: será que só ouvimos testemunho de dinheiro porque foi nisto que se transformou a obra do Senhor? Uma barganha com Deus? Eu dou o que Sua obra precisa e o Senhor me dá o que eu quero? Pensando de maneira mais sóbria: será que não ouvimos, ou ouvimos com pouquíssima freqüência, testemunhos de transformação de vidas (abandono das drogas, da bebida, curas, restauração familiar) porque, enquanto igreja, já não temos mais aquilo que Pedro e João tinham? Falta-nos a Virtude do Espírito Santo para operar milagres? Conta-nos uma história - que recebi por tradução oral, desconheço a fonte - que certa vez (em torno do ano 400 da era cristã), Agostinho, o famoso Santo Agostinho, Bispo de Hipona, um dos pais da Igreja, visitou uma igreja em que o presbítero, certo de que estava fazendo da melhor maneira possível o seu trabalho, abriu uma porta e mostrou uma pequena fortuna ao então Bispo Agostinho, oriunda das ofertas, e disse: "Certamente, Bispo, não precisamos mais dizer a quem nos pede: 'Ouro e Prata não temos...'", ao que Agostinho replicou: "É verdade... Mas será que temos condições, como eles (Pedro e João) tiveram, de dizer: 'Em nome de Cristo Jesus, levanta-te e põe-te de pé!'". Percebo, triste, o quão atual é esta frase, a ponto de "elevar" Agostinho a "profeta". Pensem nisto.
Espero, em Cristo, estar enganado.
Ósculos Santos,
Tio Alf. Ah, sim, se algum leitor souber de alguma referência da história citada, me atualize, por favor.

7 comentários:

  1. Quem dera eu fosse pastor... Por ora, sou apenas a "voz que clama no deserto"; deserto do Planalto Central, é claro ;-) .

    ResponderExcluir
  2. boa noite, prezado irmão Alfonso. gostei do blog. Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Prezados irmãos. Sou novo aqui no blog e gostaria de aprofundar no conhecimento sobre as seitas ( principalmente pseudo-cristâs). Infelizmente, muitos pastores não se preocupam em orientar seus membros quanto ao perigo das seitas "cristâs".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro irmão Elias: sempre tive muita afinidade com o pensamento apologético (Apologia Cristã seria a ciência de defender a fé Cristã) do Instituto Cristão de Pesquisas. No endereço eletrônico do Instituto, http://www.icp.com.br/ , você poderá encontrar artigos diversos sobre seitas e heresias por ordem alfabética, no menu "Matérias" e bastante conteúdo para auxiliá-lo na prática da Defesa da Fé. Fique com Deus!

      Excluir