domingo, 18 de agosto de 2019

Quando a razão é a base da fé...


Alfonso Ribeiro alfonso.ribeiro@gmail.com

21:06 (há 0 minuto)
para eu



Amados!!!

A Paz do Senhor!!!

Em nossas igrejas, sempre ouvimos falar que "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6). E também ouvimos que: "Deus tornou louca a sabedoria do mundo" (I Co 1:20b). E tantos outros textos que falam sobre a ineficácia da razão, diante do poder da fé.O amado leitor deve estar se perguntando: diante de tantas frases que tornam a razão, perante a fé, sem sentido, de onde eu tirei o título do nosso blog, hoje. 

Olha eu tirei de um dos textos mais lindos de entre as epístolas Paulinas. Eu tirei de romanos 12:1b que nos diz: "... que apresenteis os vossos corpos em sacrifício Vivo, Santo e Agradável a Deus, que é o vosso culto racional".

Mas afinal de contas, do que se trata isso? Trata-se de entender que a razão do nosso culto é a apresentação de nossas vidas em adoração constante, pois isso é agradável a Deus..

Ao longo da vida, vi muitas pessoas tementes a Deus e cada uma delas tinha um hábito, com relação a seu culto e sua forma de prestar o culto, mas, segundo este texto do Apóstolo Paulo, a verdadeira razão de culto, o culto racional, o culto com razão, é a apresentação de sua vida em adoração, pois isso ao Senhor cheira como cheirava o holocausto do antigo testamento. Por isso o autor do texto, Paulo, chama de sacrifício. Culto racional aqui não se trata de se escrever um bom esboço, ou um culto em que se preparou uma boa liturgia, ou os cânticos que foram legais... Não é nada disso... O que Paulo nos diz é que o verdadeiro culto, o culto racional, o culto que se baseia também na razão e não apenas na emoção, é aquele culto em que se vive cada dia, como que cultuando ao Senhor, em adoração constante. Não é algo apenas para as quatro paredes de um templo, num determinado período de tempo. Este que citei agora é o culto público, muito importante para a realização do ministério terreno da adoração, mas não é só isto... Trata-se do dia a dia com Deus, de andar com Deus, de caminhar com Deus... Trata-se de se colocar, entender e viver na presença de Deus, o tempo todo...

Sei o que, alguns dentre vós, dirão: mas isso é complicado, pois nós pecamos e o pecado faz separação entre os homens e Deus (Is 59:2a). E é exatamente por isso, meu irmão, que você tem que tentar viver a sua vida diante de Deus o máximo que você puder, para pecar cada vez menos... Mas, se porventura pecar, você aplica o que está escrito em I Jo 2:1b: "...se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo." e continua a viver o seu dia e a sua vida diante de Deus, pois isto é o seu culto racional.

Esta é a razão em que se baseia a sua fé.

Ósculos Santos,

Alf.

Um comentário: