terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Afinal, o que é METANÓIA?

Amados, a Paz do Senhor!
Eu utilizo o nome de METANÓIA no meu blog. Mas, afinal, o que é METANÓIA? De onde o Alf tirou este troço? Eu tirei do grego: meta = mudança; nóia = mente. No texto áureo, aliás, que está abaixo do quadro branco onde está escrito "METANÓIA", o autor de romanos escreve algo como "metamorfose pela inovação da sua mente" (μεταμορφουσθε τη ανακαινωσει του νοος υμων, em grego moderno - Textus Receptus). Puxa vida, técnico demais, né? Então tá:

1. Metanóia é a experiência única do cristianismo; eu ouso dizer que, sem a metanóia, não há conversão. Só pode se converter na atitude, quem se converteu na mente;
2. O Cristianismo prático é o exercício sempre constante da metanóia. Quando lemos em Gálatas 5:19-23 sobre as obras da carne e o contraste com os frutos do Espírito (letra maiúscula, tá, gente... Representa o Espírito Santo de Deus...), o autor está falando que quando andávamos no mundo éramos propensos a cumprir as obras da carne, mas quando passamos pela metanóia, pela mudança de mente, somos inclinados pelo Espírito a viver esta mudança, frutificando no Espírito.
3. O famoso arrependimento é a forma mais conhecida de metanóia. O homem reconhece seus erros, que andava por um caminho de "lama e perdição" e, muda sua mente, se arrependendo.

Como eu sei que a vida do obreiro é corrida, aqui vai um esboço do versículo 2 de Romanos 12, nosso texto áureo, para ser usado em suas preleções:
Texto: Romanos 12, versículo 2.
Tema: Que tal: "A reforma de Deus." (Obs: a palavra chave aqui é forma: se você não se conFORMA e se transFORMA, significa que Deus fez uma reFORMA em sua vida, transformando o seu ouvinte de perdido em salvo, de incrédulo em crente).
1. "E não vos conformeis com este século," (inconformismo com o pecado desta geração hedonista, que busca o prazer pelo prazer e que se encontra distante de Deus);
2. "Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente," (mudança de mente com o que realmente importa: valores morais e éticos substituindo os valores materiais e carnais deste mundo tenebroso);
3. "Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (somente após experimentar o inconformismo com o mundo e a transformação do pensamento é que alguém pode ser considerado transformado/reformado por Deus e somente nesta situação é que este alguém poderá ter experiências boas, agradáveis e com o entendimento da perfeita vontade de Deus).

Agora ficou fácil, né? Dica de apelo: "Quem nesta noite (manhã ou tarde), quer experimentar em sua vida a transformação de Deus? Onde estão aquelas pessoas corajosas que hoje, ousarão mudar as suas mentes, mudar de rota e escrever seus nomes no livro da vida?"
"Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê." (Rm 10:4 - ARA)
Ósculos santos,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário