quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Riqueza e prosperidade.

Amados, a Paz do Senhor!
Eu sempre repito aquele texto que diz: “...a boca fala do que está cheio o coração.”(Mt 12:34 – ARA). Bem, eu tenho falado muito de riqueza. Não, não estou rico ou cheio de riquezas; estou cheio, como sempre estive até hoje, de VONTADE de ficar rico (risos). A Janayna me diz que se Deus me quisesse rico, teria me feito rico. Fatalista o ponto de vista dela e até o aceito, PARA ELA. Só que, para minha vida, eu penso em outra aplicação da Palavra de Deus. E passo a compartilhá-la com você, leitor amigo.
A palavra de Deus fala sobre pessoas prósperas. Fala sobre pessoas que prosperaram na presença de Deus. E eu tenho ouvido muita coisa sobre prosperidade e diversos textos, que a meu ver, se encaixam no assunto. Mas todas as pessoas prósperas da Bíblia têm alguma coisa em comum. Adivinhe o que é? Pois é. Todas elas trabalharam (e muito) para chegar aonde chegaram, para ter uma vida considerada próspera.
Outra coisa, que me salta aos olhos, é a possibilidade de encontrar um conselho material em textos espirituais, como naquele texto que fala do senhor que foi viajar e que a cada um dos seus servos, deu uma quantia de talentos (a parábola dos talentos). Quando o senhor voltou de viagem, só teve problemas com o servo que não gerou lucro algum. Não é a quantidade que está em jogo, o importante é que se tenha (algum) lucro, nem que seja “dá-los aos banqueiros”, para ter um mínimo lucro.
Bom, juntando estas formas de pensamento, precisava de um textinho para corroborar meu ponto de vista, dá-lhe credibilidade. Que tal o capítulo 31, de Provérbios, de autoria de Lemuel, rei de Massá? Segundo ele, são palavras de sua mãe. Não transcreverei o texto aqui, porém é muito conhecido, começa assim: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” A tônica aqui é valor material mesmo; se você continuar a ler, você verá que o marido confia nela para comercializar e cuidar do dinheiro (verso 11). Ela confecciona (versos 13 e 19), cuida da casa (versos15 e 27), comercializa as confecções (verso24), reinveste o dinheiro no ramo imobiliário (verso 16a), atua no agronegócio (verso16b)... A cada novo investimento lucrativo se motiva a ganhar cada vez mais (verso 18a), trabalhando inclusive nas madrugadas (verso18b). Não se esquece, porém, do retorno social de seu enriquecimento e ajuda aos necessitados (verso 20). Pode ajudar, porque tem o suficiente para si e sua família (versos 21 e 22), inclusive para provimento futuro, em caso de necessidade (verso 25).
Um aparte que faço é sobre a “palavra de sabedoria” e a “instrução da bondade” que sai de sua boca (verso 26). Quem trabalha, tem foco, não tem tempo para brigas, dissenções, contendas... Se não perde tempo pensando naquilo que não é pão, não perde tempo devaneando com aquilo que não interessa; o que resta é o envolvimento esforçado em torno do objetivo de ganhar dinheiro.
Sei que você, meu leitor, nunca olhou para este texto, o da mulher virtuosa, como sendo um caminho para a prosperidade bíblica, mas é verdade. É o único “case” detalhado de sucesso que encontrei na Bíblia. Entendeu, porém, a minha mensagem? Quer prosperar? Trabalhe duro. Saiba negociar a sua força produtiva, o seu trabalho. Não adianta trabalhar de graça, ou ganhando pouco. Seja justo. Justiça chama justiça. Então, não há fórmula mágica. Quer ser uma pessoa virtuosa, dedique-se ao trabalho. O resto é conseqüência. “Ah, não trabalho.” Tudo bem. Mas se você quer ser próspero, comece a trabalhar urgentemente. Não coisas do lar ou não remuneradas. Trabalhe mesmo, com salário, ou por conta própria, com remuneração. Mas trabalhe. Este é o único caminho para a prosperidade, segundo a Bíblia. Afinal, o tal provérbio termina assim: “Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.” (Pv 31:31 – ARA). Ah, sim, não concordo com a vírgula antes do “e”, contudo está assim na ARA e eu mantive. ;-)
Ósculos e abraços,
Tio Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário